TRIGO: DO CAMPO À MESA

Com destaque no campo, o trigo possui grande potencial de crescimento em São Paulo

Presente na humanidade há mais de 10 mil anos, o trigo chegou às terras brasileiras em 1.534, trazido por Martim Afonso de Souza, que desembarcou em São Paulo. O clima quente dificultou a expansão da cultura e no começo do século XIX a ferrugem dizimou os trigais.  Hoje, o Brasil produz mais de 7 milhões de toneladas de trigo, importando mais 4 milhões para atender ao consumo.

Dono do maior mercado consumidor de derivados do trigo, como pães e massas, São Paulo ainda é um pequeno produtor de trigo perto de outros estados do País. O potencial de crescimento em São Paulo é enorme. O Estado é atualmente o maior mercado consumidor de farinha de trigo do Brasil. 

O trigo vem tomando importante espaço no cenário da safrinha paulista por vários fatores

De acordo com um levantamento efetuado nas principais áreas produtoras de SP – Itaberá, Itapeva, Paranapanema e Avaré – as perspectivas da safra de trigo são excelentes e apresentam qualidade excepcional, se destacando em produtividade.  

O trigo vem tomando importante espaço no cenário da safrinha paulista por vários fatores, dentre eles estão proporcionar a rotação de cultura na sequência (ou antecedente) da soja, a tolerância a temperaturas baixas do nosso inverno rigoroso, além de ter sido economicamente rentável aos produtores. 

Nos meses de abril e maio, vemos com frequência máquinas a todo vapor plantando este cereal nos campos. Já em setembro e outubro, essas áreas se destacam tomadas pelo tom amarelo-ouro da cultura em pré-colheita. 

Partindo deste cenário, a Ouro Safra capacita nossos profissionais, busca parceiros e produtos de excelência para junto ao produtor superar todos os limites de produtividade e qualidade de grãos.

*Artigo produzido pelo engenheiro agrônomo Adriano Ferraz, coordenador de Sementes da Ouro Safra.