Sexta-feira com muita chuva no Brasil Central; Inmet tem alerta vermelho em MG, ES e RJ

ZCAS continua influenciando a formação de nuvens carregadas em toda área e final de semana terá bastante instabilidade

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai continuar influenciando a formação de nuvens carregadas em toda região Central do Brasil. De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, o sistema vai provocar muita chuva em Minas Gerais e no Espírito Santo durante todo o final de semana.  

“A maioria das áreas do Sudeste, do Nordeste, do Centro-Oeste e do Norte, têm um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva com raios e alguns períodos com sol. Há risco de chuva forte em muitos locais, com potencial para alagamentos nos centros urbanos”, afirma a previsão da consultoria. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional do Meteorologia (Inmet) prevê acumulados de até 70mm em algumas áreas de Minas Gerais nesta sexta-feira. Chove em todo estado mineiro, além de condição para chuva no norte de São Paulo e boas condições de chuva no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Com a previsão de muita chuva nessas áreas, o Inmet emitiu alerta de grande perigo na área, válido para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. “INMET publica aviso iniciando em: 07/01/2022 09:45. Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, afirma a publicação oficial no site do Inmet.

Também nas próximas 24 horas, o modelo prevê precipitação entre 20mm e 40mm em todo Centro-Oeste. No Mato Grosso do Sul, as chuvas mais expressivas são previstas para o centro-norte do estado. Continua chovendo em áreas do Matopiba, também com acumulados entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. “Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Campo Grande, Teresina, Palmas, Belém, Macapá, Manaus,  Porto Velho”, acrescenta a previsão da Climatempo.

Por Notícias Agrícolas

Foto por Pixabay