O que é melhor para a fazenda: pastejo contínuo, alternado ou rotacionado?

“Já ouviu aquele ditado “boi não gosta de vento na canela”? É o ditado mais verdadeiro que existe. O que ele quer dizer? ‘Olhe, não rebaixe o seu pasto abaixo da canela do boi’. Então vamos começar a respeitar a pastagem! Vamos respeitar a planta para que assim a gente consiga ter um bom pastejo, uma boa produção do nosso gado e um bom resultado financeiro”, disse Wagner Pires em mais uma edição de seu novo quadro no Giro do Boi, “Dez passos para construir e manter uma boa pastagem na sua fazenda”, que foi ao ar nesta sexta, 15.

E o que Wagner Pires entende como respeitar a pastagem? Basicamente é entender como a planta se comporta quando o gado faz o corte, quando ela volta a crescer ou quando ela para de crescer para evitar sua degradação.

Segundo o especialista, o produtor pode escolher entre os três tipos de sistema de pastejo, mas um deles é o mais recomendado, caso haja possibilidade de implantação na fazenda. “Existem três manejos que você pode escolher e adotar na sua fazenda”, anunciou.

PASTEJO CONTÍNUO

“É aquele que você coloca o gado no pasto e só vai tirar o gado de lá na hora de vender. O gado fica permanentemente naquele pasto. É um sistema bom? Eu não acho, porque só existe uma forma de você fazer um pastejo contínuo e não estragar o seu pasto, que é trabalhando com uma baixa lotação de gado”.

PASTEJO ALTERNADO

“O que é o pastejo alternado? Você tem dois pastos do mesmo tamanho, aproximadamente. E você trabalha com um lote 10 a 15 dias em um deles e depois de 10 a 15 dias para o outro ao lado. E depois volta, e depois vai novamente. E fica fazendo um ping pong ali. Ele é muito bom porque dá oportunidade de um descanso ao seu pasto sempre em seguida ao pastejo”.

PASTEJO ROTACIONADO

“Você vai rodar o gado em vários piquetes, sendo que, a partir do momento em que ele sai daquele primeiro piquete, aquele piquete vai descansar o número de dias necessário para a sua rebrota. É o tempo de dar uma volta completa e retornar novamente para aquele primeiro pasto. Essa é a melhor forma para você ter uma alta taxa de lotação na sua fazenda”.

Leia e assista na íntegra: https://www.girodoboi.com.br/noticias/o-que-e-melhor-para-a-fazenda-pastejo-continuo-alternado-ou-rotacionado/

Por: Giro do Boi

Via: Canal Rural